top of page

Considerações finais 

Podemos considerar que desde o inicio da implementação das várias partes do projeto os alunos acolheram de forma entusiasta as suas diversas componentes.

Inicialmente foi possível constatar que a implementação da história “O silêncio de um acusado” teve uma boa aceitação, o que verificamos também pelas respostas aos questionários. Consideramos que este foi um ponto de partida importante para motivar os alunos a escrever as suas próprias histórias e as criar atividades práticas.

 

A interação dos alunos do 8.º ano com os alunos da pré-primária reparamos que foi vantajosa tanto para os alunos do 8.º ano que tiveram que pesquisar sobre o tema que escolheram e encarnar no papel de professor durante a sua intervenção, como para os alunos da pré-primária que beneficiaram com uns “professores” que facilmente adotam uma linguagem acessível e recorrem a exemplos simples que lhes são familiares. Assim, essencialmente, foi possível verificar que a comunicação e a transmissão de conteúdos beneficiou com a escolha de oradores jovens e de um público alvo ainda mais jovem.

 

Os alunos da pré-primária mostraram-se sempre interessados pelos projetos desenvolvidos, sendo que se verificou que os alunos de 5 e 6 anos mostravam mais facilidade e à vontade para responder às questões que lhes eram colocadas durante a iniciativa e para além disso já tinham presentes e consolidados alguns conceitos sobre os temas que foram abordados.

Na parte das ilustrações as prestações do alunos em termos de conteúdos e desempenho na produção das mesmas foi, em termos gerais homogénea, dentro de cada turma sendo que é possível verificar uma tendência por parte dos mais novos em não conseguir retirar do enredo da história os conteúdos científicos que aparecem ao longo da mesma.

Em ambas as turmas da escola do Meiral verificou-se uma grande motivação por parte das Professoras titulares em que os seus alunos participassem em atividades relacionadas com a ciência o que foi uma mais valia na implementação dos nossos projetos visto que os alunos se encontravam motivados para a aprendizagem de conteúdos científicos e para o desenvolvimento de atividades práticas.

 

Projetos futuros

 

Este projeto foi muito bem acolhido tanto pelos alunos como pelas Professoras titulares das turmas da pré-primária que nos solicitaram novas visitas com outros temas ou com os mesmos temas mais aprofundados.

 

Os alunos da pré-primária com idades entre os 5 e 6 anos mostraram já uma capacidade de concentração e uma curiosidade bastante elevada para todos os temas relacionados com a ciência, então, no futuro seria importante aproveitar toda esta curiosidade e entusiasmo para divulgar a ciência junto dos mais novos dotando-os de algumas ferramentas para disciplinas que só serão implementadas no seu percurso escolar alguns anos mais tarde como acontece com a Química. Julgamos que para isso seria vantajoso acompanhar uma turma da pré-primária, durante um ano letivo com projetos na área da Química. Esta iniciativa poderia levá-los a pensar, a desenvolver espírito crítico e o gosto pela área bem como compreender a importância de trabalhar em grupo. Consideramos que seria um projeto muito vantajoso para todos os seus intervenientes e que poderia contribuir para a desconstrução da imagem que a maior parte dos alunos têm à partida de que a física e a Química são disciplinas difíceis e com uma taxa de insucesso elevado.

 

Ao nível de 3º ciclo, visto que os alunos afirmam estar motivados para a escrita de histórias, podiam ser convidados a criar um livro de histórias que permitisse a comunicação e a divulgação da ciência junto de alunos mais novos, assim estes alunos continuariam a trabalhar em grupo e a desenvolver a sua literacia científica na área das ciências e as suas capacidades de redação de textos tão fundamental em várias disciplinas, essencialmente na de Língua Portuguesa.

 

bottom of page